No artigo de hoje, iremos falar sobre como as confeiteiras estão usando da criatividade e empreendedorismo para conseguir investir nessa páscoa e driblar os efeitos da crise do coronavírus. É momento de se reinventar, e elas te contam um pouco como estão conseguindo se organizar para fazer as entregas Deliverys e até mesmo se destacar nos aplicativos de entrega e redes sociais para que seu cliente queira comprar seus doces.
E agora como vou fazer as encomendas com a quarentena?
A Páscoa é uma data que tem mais rentabilidade para as confeiteiras, diversas profissionais se preparam meses antes para investir em seu negócio, apostando no crescimento desta época. Mas devido à pandemia do coronavírus, a maioria das profissionais tiveram que mudar os plano e se reinventar adotando, pela primeira vez, o sistema Delivery para a comercialização de entregas à domicílio, para minimizar a perda de encomendas previstas.
O sistema de entregas foi a alternativa encontrada por Yossune de Souza, proprietária do Ateliê Sonhos de Bolo.
Aposta em delivery e doces individuais:
“ Foi um momento bem marcante para mim, pois o meu foco na confeitaria era fazer bolos para festas de aniversário,casamentos, chás de bebês e etc. E grande parte das minhas encomendas foram canceladas por conta desse acontecimento. Mas pensei pelo lado positivo e comecei a me reerguer. Tive a ideia de começar a produzir meus bolos em menores quantidades, para que as pessoas pudessem comprar em uma porção e valor menor. E passou na minha cabeça como vou fazer as entregas sendo aqui na minha cidade não tem aplicativos de Delivery? Então uni o útil e o agradável e hoje as entregas são feitas por meu marido. Eu produzo os pedidos, e no dia e horário combinado meu marido sai para a entrega. Me reinventei levando meus doces de outra forma para que meus clientes possam se deliciar e o melhor de tudo sem sair de casa, que é essa a grande campanha que estou fazendo no momento.”
Trabalhando com Delivery!
Os serviços de entrega Delivery, são fundamentais para quem deseja agilidade e facilidade na hora de fazer entregas. A principal vantagem oferecida pelos aplicativos de Delivery ou até mesmo o serviço de motoboy é a praticidade na escolha dos mais variados e deliciosos pratos, que podem ser entregues nas casas a qualquer hora do dia. Atualmente, você pode se beneficiar bastante usando essa forma de entrega, já que as pessoas estão evitando sair de casa.
O sistema de entregas foi também foi a alternativa encontrada por Monniky Yuria, proprietária da Mama Brownie Doceria.
Me cadastrei no aplicativo de entrega
“Optei por me cadastrar no aplicativo de entrega, pela facilidade que ele nos dá de encontrar o endereço e a agilidade que ele tem na hora da entrega. Conforme os pedidos vão chegando eles também já vão saindo. O que temos que fazer é separar cada pedido, então foi uma mão na roda.”
Se você quer fazer parte do time que aposta na entrega por Delivery separamos 3 aplicativos que você se cadastrar e começar a lucrar. Ifood, Rappi, Uber Eats. Veja se eles atuam na sua cidade e estado. Caso eles não atuam, você pode pesquisar serviços de motoboy ou até mesmo pedir para alguém de sua família começar a fazer as entregas, assim como a Yossune fez.
Caso você queira fazer as entregas, aconselhamos você escolher um horário para que não atrapalhe em sua produção. E lembre-se de com todas as medidas preventivas e de segurança. Sua saúde e de seus clientes, em primeiro lugar.
O sistema de entregas por Motoboy foi uma das alternativas para driblar essa crise, ressaltada por Flavinha Rezende, proprietária da Flávia Rezende Confeitaria.
“Eu optei pela entrega por motoboy. Hoje tenho 2 motoboys fazendo os serviços. O cliente faz o pedido e então confirmo o local de entrega, e vejo com o motoboy quanto tempo ele leva para fazer a entrega. Sempre prezo pela pontualidade, mantenho contato com o cliente informando o tempo ou até um possível atraso. E o mais importante assumir qualquer risco com a mercadoria, se deu errado, o problema é sempre da pessoa que vende e não do consumidor. Por isso, peço sempre para meus motoboys me informarem quando a entrega foi efetuada e logo após eu envio uma mensagem para o cliente para saber se foi tudo ok com a entrega.”
Embalagens para as entregas:
Resistência e contenção dos produtos nas embalagem. Usar uma embalagem adequada para cada tipo de produto da entrega é muito importante.
A embalagem adequada garante a segurança do transporte, para que não abra, não altere o sabor do alimento, possibilitando que o produto chegue intacto para o cliente.
Entre as dicas fornecidas por Flávia Rezende, se destaca a utilização de embalagens personalizadas e com lacres eficientes:
“Estou usando sacos Kraft e lacres nas laterais para não abrir o doce. Os lacres podem ter com fita durex mesmo. Todos os meus potes vão etiquetados com a minha logomarca, a arte eu fiz no aplicativo do Canva e imprimi em casa mesmo, super fácil de fazer. Coloquei alguns informativos de descarte na embalagem para não haver contaminação.”
Personalização e o toque de carinho geram diferenciais de marketing importantes!
Com a produção a todo vapor, Yossune pôde perceber que seu cuidado e preocupação com seus clientes aumentaram ainda mais. Ela se preocupou em deixar suas entregas nas normas preventivas do ministério de saúde, deixando todas as embalagens higienizadas com álcool , utilizando luvas e máscara no empacotamento.
E para espalhar o seu amor nesse momento delicado, ela teve a ideia de mandar um bilhete feito a mão junto com a suas encomendas. Como resultado teve maior divulgação ainda de seus serviços, visto que os bilhetes se destacaram no dia a dia dos clientes!
“Meus clientes amaram os bilhetes, foi muito legal. Meu relacionamento com eles aumentou muito, pois eles divulgaram em suas redes sociais as fotos dos bilhetes. Isso pra mim foi muito gratificante pois vejo que de alguma forma levei meu acalento para cada um dos meus clientes. Juntos somos mais fortes, com as fotos dos bilhetes publicadas nas redes sociais, tive um aumento em minhas encomendas também.”
Elabore cardápios de arrasar: aposte em fotografias de dar água na boca
Para fazer fotos de encher os olhos é preciso inicialmente que elas tenham qualidade de imagem. Hoje as câmeras de celular, em geral, já têm uma resolução satisfatória. Seja criativa e faça igual a Flavinha:
“Na foto ao lado usei a criatividade, colei um jogo americano na parede com fita durex e escolhi um local que tinha uma boa iluminação durante o dia. Para tirar as fotos dos meus doces, sempre vejo o sabor do bolo e monto um ambiente com decoração que combine.”
Não sabe como tirar uma boa foto e quer que suas vendas de doces aumente? Veja o artigo que fizemos para você! Aumente sua venda de doces no Instagram
Acredite no seu potencial!
Apesar de tudo o que estamos vivendo, a Yossune, Monniky e a Flavia conseguiram alcançar a suas metas que propuseram diante a crise, faltando apenas uma semana para a páscoa. E sabe o que é melhor de tudo? Você também pode bater a sua meta! Seja você e se reinventa todos os dias.
“Não desistam, que possamos tirar da crise o S e transformar ela em Crie! Porque quem vive de doce, tem que estar disposto a se reinventar. Então não tenha medo se reinvente! Tudo é possível para aqueles que acreditam no seu potencial.” Yossune Souza.
“Com isso tudo acontecendo, eu aprendi a não me acomodar, e sim me reinventar, essa é minha meta do momento. Monniky Yuria”
“Meu objetivo sempre foi viver da confeitaria e ficar próxima da minha família e toda vez que uma crise se aproximar eu vou peitar com toda as minhas forças e motivos. Afinal, vai crise, vem crise, mas ninguém fica sem comer um docinho.” Flavia Rezende.
Se inspire no trabalho dessas confeiteiras!
Yossune: @sonhosdebolo
Monniky: @mama_brownie_doceria
Flavia: @flavinharezendeconfeitaria
Receita fabulosa!
Não poderíamos deixar vocês sem uma receita fabulosa para a páscoa não é mesmo? Separamos um conteúdo fabuloso para vocês se inspirarem também: Faça ovos de colher e fature!