E para você confeiteira que encontra dificuldade para precificar os produtos do cardápio. Separamos alguns pontos importantes que irão te ajudar na precificação de diferentes gastos para se chegar a um preço ideal do seu doce. Confira a seguir o que preparamos para você.
Calcule o valor dos ingredientes utilizados.
A primeira coisa que se deve fazer antes de cobrar um doce, ou qualquer outro produto, é criar uma ficha técnica para saber o quanto foi gasto para a produção. Nela você colocará todos os gastos que você teve na produção do seu produto.
Ainda não tem uma ficha técnica? A Scrapmix está disponibilizando para qualquer pessoa baixar a ficha técnica em seu site, baixe já a sua.
Veja a seguir alguns tópicos importantes para você não esquecer de colocar em sua ficha técnica.
Materiais
Comece calculando os materiais utilizados desde o início da preparação até a entrega. Por exemplo: ingredientes utilizados para a receita , embalagens, formas de entrega, entre outros.
Insumos
Tudo o que é difícil de tangibilizar pode ser considerado um insumo, por exemplo: água, luz, gasolina para entrega entre outros. Os insumos consistem em um “custo extra”, já que não são tão fáceis de serem calculados como os ingredientes. No entanto, calculando uma média é possível chegar a um número. Esses custos se referem ao gás, eletricidade, embalagens, produto de limpeza, aluguel, internet, entre outros. O insumo é calculado com base no valor gasto com os materiais, que pode corresponder a 35%. Depende muito da sua realidade, por isso, anote e identifique tudo o que é insumo, e calcule quanto você gasta em cada encomenda. Por exemplo, se o seu investimento em matérias foi de R$ 50,00 o custo com insumos será de R$ 17,50.
Mão de obra
Mão de obra é o tempo que você, profissional de confeitaria, leva para fazer o seu produto. Esse é o seu salário, e é você quem deve definir o valor. Considere que cada tipo de bolo ou doce vai demandar horas diferentes de trabalho, ou seja, existem doces mais trabalhosos do que outros. Então sempre anote o tempo que você se dedicou para fazer cada produto, incluindo o tempo de preparo até o tempo de entrega para o cliente.
Lucro
Esse não é o seu salário ok? Esse dinheiro é usado para o investir no seu empreendimento. Além de analisar o valor do seu produto – ou seja, a percepção que seus clientes tem dele e estão dispostos a pagar. Analise também os preços do mercado e dos seus concorrentes (isso se chama benchmarking! ).
Um lucro satisfatório pode variar de 20% a 30%. Após definir seu lucro, você pode então oferecer descontos e promoções para seus clientes, comprar utensílios novos ou até fazer cursos para se especializar ainda mais na área.
E lembre-se: é importante estar por dentro de todas as tendências no ramo para seu negócio crescer ainda mais. Para isso, a Fab! tem o seu canal do youtube com aulas todos os dias te ensinando as tendências, bem como o instagram que possui fotos de lindos doces para você se inspirar.
Preço final
Depois de passar por todos os pontos citados acima, é preciso chegar a um preço justo, que não vai deixar você no prejuízo e seu cliente insatisfeito. Lembre-se é importante você usar produtos de alta qualidade para proporcionar uma boa experiência para seu cliente. Quando você reduz seu preço por escolher produtos de baixa qualidade, você coloca seu negócio em risco pois possibilita que seu cliente fique insatisfeito. Por isso, sempre peça feedbacks dos seus clientes, perguntando o que acharam, se tem alguma melhoria para indicar. Críticas construtivas sempre tem de ser bem vindas!
Preço X Valor:
Um conceito importante para você aprender: valor é diferente de preço! É isso mesmo..valor é diferente de preço. Preço consiste na quantia monetária, em dinheiro que você está colocando no seu produto e oferece ao seu cliente. Valor é o que o seu cliente percebe do seu produto. Ou seja, valor consiste na experiência que o cliente possui ao consumir o seu produto, que é resultante de diversos aspectos: sabor, apresentação, o seu atendimento ao cliente, tempo de entrega entre outros. Para te ajudar a compreender melhor: pense naquela hamburgueria boa e até meio carinha que você vai às vezes. Você pagaria o mesmo preço de hambúrguer em um hambúrguer de uma lanchonete qualquer?
Não.
Por que?
Por que na sua hamburgueria preferida você está enxergando mais do que um hambúrguer qualquer, é um hambúrguer de alta qualidade, apetitoso, você é bem atendido, o ambiente é legal… enfim, uma imensidão de atributos que influenciam e justificam o porquê você paga um preço maior naquele hambúrguer. Ou seja, você enxerga um valor maior naquele produto, pois além do produto em si, a sua experiência é mais positiva do que outros lugares que você conhece. Entende?
Agora imagine só se o seu cliente, tivesse disposto a pagar no seu bolo ou doce um valor bem maior do que paga para seus competidores? Você pode conseguir isso, se além de oferecer preço, oferecer VALOR. Ou seja, uma experiência de sabor e compra inesquecíveis…ou melhor: FABULOSOS!
Se você gostou deste post sobre preço de bolo, aproveite também para conferir outros artigos do nosso blog Fabuloso e aumentar ainda mais o seu valor percebido pelos clientes.