RECEITAS E TUTORIAIS

6 Dicas importantíssimas de como otimizar sua produção de doces e lucrar ainda mais.

Ter um bom planejamento e um ambiente organizado para executar sua produção de doces é ideal para economizar seu tempo na facção dos produtos bem como se planejar melhor para as compras. Por isso, separamos algumas dicas fabulosas para você otimizar o seu dia a dia de trabalho, faturar ainda mais em seu empreendimento e ter mais tempo livre para curtir a família

1 – Organize o ambiente

Organização do ambiente é fundamental para não perder tempo durante o preparo dos seus doces. Por isso, é ideal que você deixe tudo  limpo e organizado com os ingredientes e utensílios dispostos separadamente daqueles que você usa no dia a dia. No fim do dia sempre separe o que irá utilizar para o dia seguinte, a separação de produtos e preparos na gastronomia se chama “Mise en place” que é um termo em francês que significa “pôr em ordem, fazer a disposição”. Ou seja,  arrumar e preparar a cozinha para começar a confeccionar seus doces.

Além disso, crie o hábito de preparar e fazer  pequenas limpezas  ao mesmo tempo. Fazendo isso você vai ter um ambiente de trabalho organizado e higienizado, sem perder tempo com uma grande bagunça para limpar depois.

2- Elabore  uma rotina e procedimentos

É importante estabelecer um horário para cada atividade. Por exemplo, defina quais dias vai dedicar à produção, quais dias vai separar para resolver detalhes administrativos como, fazer compras, elaborar peças gráficas para divulgar seu trabalho nas redes sociais, fazer entregas.

Muitos confeiteiros separam o dia de segunda-feira para compras, e preferem fazer um dia para massas, outro para recheios e outro para montagens e decoração final, tenha em mente que fazer atividades parecidas em série é bem mais econômico, suja menos instrumentos e economiza tempo no processo total de preparação. Saiba que muitos recheios você pode congelar! Pesquise sobre o assunto, desenvolva recheios deliciosos e que você pode fazer em maiores quantidades para congelar e ganhe muito tempo e eficiência em seu processo de elaboração de doces.

3- Desenvolva um estoque e controle de estoque mínimo

Uma coisa muito ruim e que pode perder muito tempo, é precisar de um produto e ele estar fora da validade ou ter acabado.  Então fique sempre atento à data de validade de todos os produtos para não ficar na mão de uma hora para outra e principalmente para não haver desperdício. Para conseguir se organizar melhor com isso, você pode fazer o que os restaurantes normalmente fazem: coloque sempre o produto com a validade mais próxima do vencimento na parte da frente, e os produtos do mesmo item com validade maior atrás dele, assim você consome na ordem e evita problemas de pegar um produto com validade maior deixando outro para vencer na estante. Organização de estoque vai evitar esse tipo de erro 😉

Muitos confeiteiros registram a data de compra de cada produto e também anotam a data em que aquele item foi finalizado. Depois de fazer esse acompanhamento durante alguns meses, você já terá conhecimento do tempo médio de utilização de cada alimento. E isso te ajudará muito em seu controle te estoque. 

Faça um parâmetro do seu giro dos seus produtos para gerenciar a reposição de matérias-primas.  Você provavelmente já deve ter uma média de doces que precisa produzir durante o dia, semana ou mês. 

Separe alguns minutos no final do expediente, para avaliar a agenda de produção para o próximo dia e melhor ainda, já calcular o que irá precisar para a próxima semana,  se organize de acordo com cada necessidade. 

Ex: Tenho todas as matérias primas em estoque? Que horas preciso começar a produção?  Quais são os horários das entregas?

É preciso também nos atentarmos ao local de armazenamento dos produtos! Garanta que este local esteja sempre com condições adequadas de ventilação, higiene e temperatura para conservar os produtos. 

4- Análise e elabore previsões de vendas

Analise quais são os produtos de maior saída, são eles que merecem sua atenção e que você planeje um estoque maior de insumos para eles. Reveja seu cardápio e avalie talvez retirar os doces que vendem pouco, isso vai garantir economia de investimos e mais tempo para se focar nos outros doces que mais trazem lucros para seu negócio.

Está com um estoque maior de produtos que não venderam tanto?

Analise fazer promoções, estimule que as pessoas experimentem o produto, envie provas, pode ser que o produto ainda não decolou por que as pessoas não o conhecem, ou também por que realmente não agradou o seu público, se for esse o caso, avalie tirar do cardápio. O importante é que você está aprendendo também o que o seu público NÃO gosta, essas informações são preciosas para te dar mais assertividade na elaboração de cardápios e novos produtos em lançamento.

5- Qualidade dos Insumos  X Preço

Todos sabem que o que garante melhor sabor e rendimento à receitas é a qualidade do produto. Então sua decisão de quais insumos comprar depende não somente do preço de custo, mas do rendimento, e da percepção final do seu cliente. Pode ser que se você usar um produto de melhor qualidade isso interfira positivamente no gosto final a ponto de agradar mais seus clientes e você obter mais vendas.  

Logo, a decisão de compra e economia em marcas de insumos deve ser levado em conta seu resultado final, se é mais agradável ao seu cliente te proporcionando mais vendas e também, se é um produto que tem bom rendimento ou mesmo se for mais caro mas te economiza mais tempo de elaboração pode ser que no fim, ele seja mais em conta do que um insumo mais barato. Um ponto muito importante é você saber calcular sua hora de trabalho, isso inclui no preço final também! 
Lembre-se que manter o padrão de seus doces é a garantia de clientes satisfeitos e fiéis que compram e recomendam sua marca! 

6- Aprenda sempre

Não existe coisa melhor do que ter aquele tempinho livre para cuidar da casa, do filhos ou até mesmo se especializar ainda mais na área! A dica que deixamos é de se especializar e aprender cada vez mais em sua área de atuação. Você verá que um maior conhecimento e maior prática aumentará sua produção, vendas e também te dará mais tempo para fazer outras coisas. 

É muito importante sempre estar por dentro de todas as novidades da confeitaria, como aquela decoração do momento que as clientes mais querem na hora da encomenda. Então invista em seus conhecimento! Faça cursos online, pratique dia a dia novas técnicas.  A Fab! possui canal no youtube onde de segunda à domingo às 20h15 tem lives e aulas disponíveis para você assistir e tirar suas dúvidas na mesma hora!  Se inscreva no canal mais fabuloso do youtube e não perca nenhuma novidade. 

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