Todo empreendedor, já parou para pensar em como criar campanhas de fidelização de clientes que realmente funcionam, não é mesmo? E sabemos o quanto é importante ter esse envolvimento com os clientes, e pensando nisso, vamos dar algumas dicas de ações e campanhas de marketing para ajudá-lo nessa tarefa.
1- Faça pacotes promocionais
Uma ótima maneira de fidelizar clientes é por meio da elaboração de pacotes promocionais. Na prática pode funcionar da seguinte forma: O proprietário faz alguns kits com itens que ele queira reduzir o preço ou que ainda não conseguiu vender e então montar alguns kits com descontos.
Esta oferta agrada bastante a clientela por ter uma chance de adquirir mais produtos por um valor acessível e ainda contribuir para o giro do estoque das mercadorias.
Um dica para essa ação e fazer em datas sazonais que as pessoas já estão preparadas para fazer compras, como por exemplo black friday, natal,dia das mães, dia dos pais ou até mesmo dia do cliente, dia do consumidor e entre outros. Ex: Comprando na semana semana do consumidor, você ganha 10% de desconto na próxima compra.
Lembrando que todas as promoções devem ser estratégicas, você não pode ficar lançando promoção a todo momento! Porque vai chegar uma hora que não vai mais fazer sentido. As promoções devem ser pensadas, justamente para quando você realmente precisar vender mais. Então quando estiver tudo correndo bem, você estiver vendendo bastante, não tem o porque fazer uma promoção e faturar menos dando descontos de forma desnecessárias.
Outra coisa legal das promoções é que elas podem ter diversos objetivos, não só apenas vender.
Com as promoções você pode Atrair novos clientes, fidelizar clientes, fazer lançamento de novos produtos e encerrar as vendas de um produto que esteja parado no estoque.
2. Crie um cartão fidelidade para os clientes
O cartão fidelidade é um incentivo contínuo oferecido pelo varejista para recompensar clientes e incentivar a lealdade de compra de algum produto. Essa estratégia é super fácil de fazer e rende bons resultados, uma vez que os clientes que possuem o cartão passarão a dar preferência para sua loja na hora de fazer suas compras.
Nele você pode colocar a cada 10 compras o cliente pode ganhar porcentagem de descontos em produtos ou até mesmo ganhar algum produto ou serviço de graça.
E o melhor de tudo você mesmo pode criar o seu cartão fidelidade no Canva que é uma plataforma gratuita que permite aos usuários criar conteúdos visuais, como posts para as redes sociais, apresentações, cartão de visita, cartão fidelidade, etiquetas personalizadas, toppers entre outros. O Canva está disponível online e em dispositivos móveis.
Além disso, vale conferir tutoriais simples que te ensinam a trabalhar com o Canva. Veja um exemplo que a chocolatier Renata Penido fez ensinando como fazer uma arte no canva
3. Faça sorteios
Essa é a hora que você precisa pensar fora da caixa! Use sua criatividade e faça sorteio que chame a atenção dos clientes. Um exemplo super legal de sorteio é fazer nas redes sociais, como por exemplo o instagram. Nele você pode fazer um sorteio e pedir para a pessoa marcar 2 ou mais amigos nos comentários e começar a seguir sua página. Isso irá te ajudar também a ganhar mais clientes, pois as pessoas que não te conheciam passam a te conhecer e até virarem futuros clientes.
Veja um exemplo de sorteio em que a Fab! junto com a Bailarina confeite fez:
São inúmeras possibilidades e vantagens que essas dicas de fidelização de clientes trazem para o proprietário, tais como: atrair novos clientes,fortalecer o nome da marca no mercado, se diferenciar da da concorrência e entre outras possibilidades.
E agora que você já sabe como funciona cada estratégia de fidelização de cliente que mencionamos, está na hora de você colocar em prática. E claro, não esqueça de nos contar como foi a sua experiência 🙂