Você já parou para pensar o que faz o cliente escolher um produto ao invés de outro? Por exemplo, se você tem duas opções de brigadeiro para comprar, um brigadeiro tradicional simples e outro gourmet com embalagem personalizada. Há grandes possibilidades de você escolher o brigadeiro gourmet, pois você já conhece a versão tradicional e o gourmet te chamará mais atenção tanto no sabor e quanto na embalagem. Neste sentido que se destaca a confeitaria criativa.
A criatividade e os negócios sempre caminham juntos, afinal oferecer novas experiências para os seus clientes, seja por meio de sabores diferenciados, embalagem que chama atenção ou acabamentos surpreendentes que deixa qualquer cliente com água na boca, é um caminho para se destacar ainda mais no mercado.
Quer estimular sua criatividade? Veja 5 formas para trabalhar com a confeitaria criativa!
1. Seja observador e conheça bem seu público
Procure ser mais observador no que diz respeito aos clientes! Essa é uma dica essencial. Compreenda qual o perfil, preferências e costumes dos seus clientes. Pois é a partir disso que você terá mais opções para criar seus doces. Veja quais produtos estão dando certo e, principalmente em qual você pode inovar ainda mais.
Quer uma ferramenta para estimular essa reflexão?
Veja a seguir a ferramenta “mapa de empatia”. Está é uma ferramenta para estimular que a partir das perguntas e preenchendo os espaços te estimula a praticar a empatia, ou seja, entender como seu cliente percebe o mundo.
O mapa de empatia pode ser desenhado em uma lousa, flip chart, papel sulfite ou no computador. Quando feito em papel, é comum que seja preenchido com post-its. Qualquer que seja o suporte escolhido, ele deve ser dividido dessa forma:
O que vê?
Esse primeiro quadrinho fala dos estímulos visuais que sua persona recebe. Tente responder a perguntas como:
– Onde você vive?
– Como são seus amigos?
– O que é mais comum no seu cotidiano?
2) O que ouve?
Pense em algo que sua persona ouve como por exemplo sonoro, de músicas ou conversas, mas também nas influências que recebe de fontes diversas. Procure responder perguntas como:
-Quais pessoas e ideias influenciam a persona?
-Quem são seus ídolos?
-Quais suas marcas favoritas?
-Quais produtos de comunicação consome?
3) O que pensa e sente?
São as ideias que seu produto ou serviço desperta na mente dos consumidores.
-Como a persona se sente em relação ao mundo?
-Quais as suas preocupações?
-Quais são os seus sonhos?
4) O que fala e faz?
Esse item diz respeito ao consumo do produto ou serviço, desde quando a persona toma a decisão de comprá-lo. Responder perguntas como essas pode ajudar:
-Sobre o que sua persona costuma falar?
– Ao mesmo tempo, como age?
– Quais seus hobbies?
5) Quais suas dores?
Corresponde às dúvidas e obstáculos que o seu público precisa superar para consumir seu produto.
-Do que sua persona tem medo?
-Quais suas frustrações?
-Que obstáculos precisa ultrapassar para conseguir o que deseja?
Quais suas necessidades?
Tem relação com o que você pode colocar em prática para surpreender seu público-alvo, mostrando possibilidades. Questione-se sobre:
-O que é sucesso para sua persona?
-Onde ela quer chegar?
– O que acabaria com seus problemas?
Quando você tiver todos os espaços preenchidos, seu mapa da empatia estará pronto! Olha como é fácil 🙂
Ter empatia significa colocar-se no lugar do outro. Então faça isso com os seus clientes. E então você conseguirá compreendê-los melhor e principalmente atender melhor.
Aproveite e baixe aqui o Template de Mapa da Empatia
2. Fique de olho nas tendências
Ser curioso é estar pronto para explorar novas possibilidades. Por isso, esteja sempre disposto a testar novos materiais, receitas, utensílios e entre outros.
Um exemplo bem legal e que pode até fazer você vender mais é usar diferentes bicos de confeitar, assadeiras de formas diversas e embalagens que atraiam os consumidores. O mesmo vale para o aprendizado de novas técnicas ou o que tem sido tendência no ramo da alimentação. Saber essas informações pode ser o que estava faltando para dar início ao seu processo criativo!
Por exemplo: A procura por produtos sem açúcar cresceu bastante em relação aos anos anteriores e o doces para pessoas com restrições alimentares que seriam intolerância à lactose). Então, porque não usar isso a seu favor e oferecer esses tipos de doces?
Dessa forma, você terá um amplo cardápio para todo o tipo de cliente, e ainda estará se destacando da concorrência. Existem inúmeras opções para você escolher! Então analise quem é seu perfil de cliente e veja o que mais se enquadra.
No canal da Fab! no Youtube você pode acompanhar aulas exclusivas com as melhores tendências a partir de decorações de doces elaboradas pelos melhores profissionais da confeitaria.
3. Reinvente o tradicional
Todos sabemos que as receitas tradicionais já fazem sucesso em vendas, não é mesmo? Mas isso não pode ser uma razão para você não sair da zona de conforto. Afinal, há sempre novas formas criativas de preparar, apresentar e decorar seus doces.
Use ingredientes diferentes, ofereça versões diferentes, use cobertura diversas, faça modelinhos de doces temáticos, faça embalagens que chamem a atenção do público.
A ideia é sempre encontrar novas maneiras de se destacar diante a concorrência. Sendo assim, desafie-se a fugir do comum e a se reinventar.
4. Troque experiências
Trocar experiências é a melhor forma para estimular sua criatividade. Por isso, participe de grupos relacionados à confeitaria nas redes sociais, participe de cursos, feiras de confeitaria Isso permitirá a troca de experiências e ideias que funcionarão como uma inspiração para inovar seus produtos.
Além disso, você pode sempre pesquisar e acompanhar instagrans e canais do youtube que abordam a confeitaria internacional, escrevemos um artigo sobre séries que abordam confeitaria para você se inspirar.
5. Não tenha medo de tentar
O medo impede o desenvolvimento na confeitaria criativa! Então não tenha medo de errar. Tenha em mente que uma das etapas que estão presentes no processo de criatividade é a fase de testes, e isso quer dizer que nem sempre sua ideia dará certo!
Mas isso serve de motivação para você analisar o que pode ser melhorado, o que não fazer e, então, conseguir acertar nas próximas vezes. Não tenha medo de tentar! Seja uma pessoa fora da caixa.
Quer se aventurar na confeitaria criativa? Essas 5 técnicas são ótimas para você começar nesse mundo, uma oportunidade única para você se aperfeiçoar e sempre se sentir motivado com o seu trabalho e claro, vender mais.