Você sabia que as cores podem ser divididas entre cores frias, quentes e neutras? Veja a seguir o que cada um representa.
Cores quentes: Neste grupo de cores está o vermelho, o laranja e o amarelo. As cores quentes são aquelas que transmitem sensação de calor, alegria e descontração.
Cores frias: No grupo das cores frias está o azul, violeta e verde. As cores frias passam a ideia de calma, tranquilidade e esperança.
Cores Neutras: Diferentes das cores quentes e frias, as cores neutras não transmitem sensações de calor ou frio. Isso porque, são cores com pouca incidência de luz. Assim, dentre as cores neutras estão os tons acinzentados, marrons e pastéis.
Cores Pastéis e Néon:
As cores pastéis são claras, aconchegantes e suaves, enquanto as cores neon são vibrantes e brilhantes.
Veja um exemplo de bolo com cores Pastéis e Néon
A propriedade das cores!
Quando se trata de círculo cromático, não devemos apenas pensar nas combinações das cores, mas também devemos pensar nas propriedades da cor, como a saturação.
Você tem a grande vantagem de regular os tons das cores para que elas fiquem mais ou menos forte, criando assim uma possibilidade maior de combinações.
As propriedades da cor são classificadas da seguinte forma:
Matiz: É a cor pura, sem o branco ou o preto agregados.
Saturação: Ela determina o quão viva é a cor. Quanto menor a saturação, mais próxima de cinza e neutra ela será.
Tom: Ele aproxima a cor do brilho (branco) ou da sombra (preto). Ele determina o quão escura ou clara parece uma cor. O tom tem relação com a quantidade de luz percebida na cor. Dessa forma, quando se acrescenta preto a um matiz, ela fica com uma tonalidade mais escura e do contrário, se acrescentarmos branco a uma cor, ela fica com uma tonalidade mais clara, por exemplo, quando misturamos o vermelho e o branco, atingimos uma tonalidade mais clara,