RECEITAS E TUTORIAIS

Mãe e Confeiteira: como conciliar dois amores e ser duplamente fabulosa!

Como conciliar a confeitaria com o tempo de cuidar dos filhos?  A nossa equipe conversou com diversas confeiteiras e resumiu neste artigo as principais dicas para você que enfrenta esse lindo e feliz desafio!

Aprendendo com histórias reais…

O que mudou na rotina da Fernanda Bande

Acima à esquerda, Marcelo e abaixo Laura, filhos da Fernanda Bande à direita.
Fonte: Instagram @bemquevaibemquevem

Fernanda Bande, proprietária da confeitaria “Bem que vai Bem que vem” , mãe de Marcelo e Laura, veio de outro segmento profissional e levava a confeitaria como somente um hobby. No entanto, certo momento de sua vida, Fernanda percebeu que estava entrando em depressão e viu na decoração de bolos e elaboração de doces a distração e força para sair deste momento tão difícil: foi aí que iniciou sua jornada na confeitaria profissional.

“ Quando iniciei a confeitaria profissional e comercial, eu já tinha meu filho Marcelo que tem um leve grau de autismo e tem suas peculiaridades. Mas levei minha vida profissional adiante mesmo assim. Fui me aprofundando e ganhando mais conhecimento  e nesse entretempo eu engravidei novamente da Laura, então foi aí que a “correria” começou de verdade! Além de estar grávida, tinha que cuidar de meu filho mais velho que queria participar de tudo.
Antes de começar no ramo, eu e Marcelo fazíamos biscoitos juntos, e a confeitaria era uma distração, só que a partir do momento em que começou a ser um compromisso profissional, eu não deixava ele participar de tudo, e com isso toda a  atenção que eu dava para ele foi diminuindo.
Eu ficava um pouco frustrada, porque meu filho tinha suas necessidades, isso me deixou preocupada, inclusive comecei a ser mais rígida, coloquei regras, e o estimulei para que fizesse outras funções enquanto eu trabalhava. Como estava grávida, com o passar dos dias o peso da barriga começou a me atrapalhar também, na verdade a minha gravidez inteira eu passei muito mal, mas sempre persisti e não desisti do meu trabalho.”

O que mudou na rotina da Lorena Gontijo

Acima à esquerda, Lorena Gontijo e a direita os seus filhos Yasmim e Yuri.
Fonte: Instagram @deliciasdalorenagontijo

Lorena Gontijo mãe, confeiteira, youtuber e  proprietária da “Delícias da Lorena Gontijo”, conta que seus hábitos mudaram muito, preferiu interferir no dia a dia dela do que na rotina das crianças para não sofrerem com as mudanças. Então optou  acordar mais cedo, para preparar tudo para seus filhos e escolheu horários para trabalhar que não interferissem no dia a dia dos pequenos, podendo assim dar a atenção 100% para eles. Conta também que sua prioridade sempre foi os filhos.

Esta realidade não é vivenciada somente por Lorena, mas por milhares de mulheres brasileiras que são mães e tem de compaginar a maternidade, com a vida profissional. Segundo a pesquisa realizada pela CATHO, após terem filhos 28% das mulheres deixam seus empregos e mais de 21% levam mais de três anos para retornar ao mercado.

Fernanda e Lorena foram mães  que não desistiram de seus trabalhos e encararam o mercado empreendedor. Conciliar a maternidade com a tarefa de confeiteira é um pouco difícil, mas não impossível. É um objetivo muito desafiador para uma mulher e para isso é preciso de planejamento e muita paciência para dar conta.

Algumas dicas para ser uma mamãe confeiteira fabulosa.

1. Não desista! 
Essa é a regra número 1 para quem deseja começar seu próprio negócio sendo mãe. Existirão momentos em que, mesmo com toda rotina organizada, precauções possíveis tomadas, o cronograma precisará ser reajustado. Mas tenha calma, muitas vezes será difícil administrar tudo ao mesmo mesmo, mas com paciência, perseverança, organização e foco tudo dará certo. Uma dica é conversar com amigas confeiteiras ou também estão no meio profissional, busque apoio de familiares, histórias de inspiração (existem muitas no canal da Fab! no youtube) para você levantar e ir em frente.

“Não se cobre muito, faça por paixão, alegria e usa isso a seu favor. É um período que estamos bem cansadas. É um período que estamos confusas, que exigem muito da gente a sociedade, casa, família, marido, os filhos. Então não se cobre muito, não queira muito nesse momento! Faça com carinho, faça com curiosidade, que é aí que você vai ter sucesso, porque é esse momento que você vai se empenhar sem fins lucrativos e ao mesmo tempo você vai se aperfeiçoar e então você começa a se divertir, e a partir daí você domina o que você está fazendo e aí sim você começa a conquistar as outras pessoas. Eu não conquistei ninguém porque eu simplesmente era boa, eu conquistei as pessoas porque eu gostava muito do que eu estava fazendo. Faça por alegria, paixão,brinque e estudo com isso” afirma Fernanda Bande.

Sobre a dinâmica de trabalho Lorena conta: “eu diminui sim a minha quantidade de encomendas, quando eu percebi que estava passando mais tempo como confeiteira do que sendo mãe. Então tive que dar uma freada quando isso aconteceu. Porque eu comecei na confeitaria justamente pra dar um bem estar para meus filhos e de repente percebi que não era esse o objetivo. Então preferi dar uma diminuída para aproveitar mais os meus filhos”.

2. Respeite seus limites e saiba dizer não.
Você precisa planejar o seu rendimento de acordo com suas possibilidades. É muito importante fazer isso para garantir que não hajam problemas futuros que venham prejudicar sua saúde, sua família e o crescimento do seu negócio. Lembre-se que as vezes será necessário falar “não” para uma encomenda, ou novo produto no cardápio, para não perder a qualidade de seu serviço ou outras prioridades em sua vida pessoal.

3. Tenha uma rotina organizada.
Essa é uma dica chave para uma mãe confeiteira! É fundamental que você defina sempre os horários para cuidar dos filhos e horários para focar no seu negócio.  Montar um cronograma e agendas é uma ótima opção para colocar isso em prática e não se perder em sua rotina. 

A maior dificuldade das mães confeiteiras é conciliar o tempo dos filhos com o trabalho. Saber que precisa se dedicar para estar perto dos filhos e ter um sustento com o trabalho é um objetivo muito difícil de conseguir. Mas com o tempo você vai se encaixando nas duas funções e tudo fluirá da maneira que você escolheu. E se um dia tudo sair do eixo, basta você começar da estaca zero.

“A dica que tenho para a mamãe que está começando agora é faça um cronograma, uma rotina e encaixe a rotina dos seus filhos, como acordar, lanche, almoço e escola enfim tudo isso. Então pegue o tempo que seu filho está em outra atividade que não demande da sua atenção e encaixa a confeitaria. E lembre-se: equilibre sempre estes momentos, para você ser uma boa mãe e uma boa confeiteira, e é possível sim encaixar os dois” Lorena Gontijo.

Lembre-se que cada mamãe vivencia a maternidade da sua maneira. Por isso, adeque à sua realidade e modo de ser as dicas de organização de rotinas e dicas.  Por isso, é fundamental testar métodos que melhor se encaixam no seu dia a dia como mãe confeiteira. Não existe certo ou errado na hora de conciliar trabalho e maternidade.  Mas às vezes uma dica de uma mamãe pode te ajudar e muito. Fernanda Bande conta que conciliou sua rotina com a de seu filho, da seguinte forma:

“Separei o período da manhã para ficar com meu filho e depois levava ele para a escola. E no período da tarde eu trabalhava bastante, depois quando ele voltava da escola dava um pouco de atenção para ele e começava a trabalhar no período da noite. Sempre foi assim eu sempre fui meio coruja, então em questão de rotina eu só conseguia trabalhar um pouco de manhã e, conforme ele acordava eu parava. Enquanto ele estava na escola e um pouco a noite. Não tinha mais a questão de horário livre, de ficar brincando à vontade, tudo tinha que ser organizado. Confesso que a rotina ficou um pouco mais intensa.”

4. Elabore um planejamento financeiro.
É indispensável para dar conta de imprevisto, executar um bom planejamento financeiro. É importante que você tenha uma reserva financeira para suprir os momentos em que o fluxo do seu trabalho esteja menor, como por exemplo, férias escolares, levar os filhos no médico, e etc.
Tenha controle no seu capital de giro, que é o dinheiro ativo circulante da empresa com a função de sustentar  os custos e despesas fixos ou que variam durante os meses.
Saber o que é capital de giro é muito importante para empresários que estão começando agora, pois o seu negócio dependerá da capital de giro para se sustentar.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae-SP, 27% das empresas fecham as portas no primeiro ano, chegando a 50% as que encerram as atividades nos quatros primeiros anos, pois não sabem administrar o seu negócio e não se importam com a sua capital de giro. Então estude antes de abrir qualquer coisa.
Veja o artigo que a Sebrae-SP preparou com informações e boas práticas para desenvolver seu negócio com qualidade, sustentabilidade e produtividade .

Pense bem também quais são as ferramentas essenciais para adquirir. Caso você seja ainda iniciante, analise bem e estude quais instrumentos são fundamentais para seu investimento inicial na área! Quer uma ajuda? Veja mais em nosso artigo

5. Se especialize!
É muito importante sempre estar por dentro de todas as novidades da confeitaria, como aquela decoração do momento que as clientes mais querem na hora da encomenda. Então invista em seus conhecimentos! Faça cursos online, pratique dia a dia novas técnicas.

A Fab! tem um canal no youtube que de segunda á sexta ás 20H15  são feitos lives e aulas fabulosas ensinando diversas técnicas de decoração. E o melhor de tudo é de graça! Se inscreva no canal mais fabuloso do youtube e acompanhe o que os confeiteiros tem de melhor a oferecer.

7. Reserve um local para fazer suas encomendas
Algumas confeiteiras já conseguiram ter seu ateliê perto de casa, outras transformaram o quintal dos fundos para poder produzir suas encomendas e outras.. trabalham na cozinha de casa mesmo! Mas o importante é que você tenha junto com seu horário de trabalho uma rotina específica em que você organiza sua cozinha para as encomendas, coloca uma rotina para seus filhos não transitarem em cima de bolos e etc. Ao se criar um espaço e um horário claro para o seu trabalho, você verá que sua produtividade aumente e seus filhos ficarão mais felizes pois compreenderão que ao estar confeitando “mamãe está trabalhando”. E também permite que você tenha tempo de total dedicação aos seus filhos também, sem ter que dividir a preocupação com as encomendas.

“No meu caso minha rotina de encomendas aumentaram após eu ter filhos, sempre dei um jeitinho de adaptar a rotina dos meus filhos e minhas encomendas. E na época de férias é como se fosse meu dia a dia normal, porque como eu estou com uma criança pequena é férias todos os dias. Minha maior dificuldade foi limitar meus filhos a muitas coisas, tive que colocar aquele portãozinho de cachorro na porta da cozinha para minha filha não entrar, porque às vezes as tinham muitas encomendas e ela entrava e pegava tudo o que via pela frente nessa dela pegar tudo que pela frente eu perdia uma grande parte do meu tempo para ajeitar e colocar ela em outro lugar. E posso afirmar que a maior dificuldade foi essa mesmo, ter que ver meus filhos querendo minha atenção e eu não podendo dar a atenção que eles merecem” Fernanda Bande.

Ser mãe e confeiteira é possível ?
Sim, é muito possível! Porque além de estar em casa trabalhando, você tem o prazer de ver os filhos crescendo, brincando e deixando seu afeto pela casa. Então tenha sempre muita disciplina e esforço e saiba que ser mãe  é prioridade acima de qualquer coisa. Obviamente vão ter momentos que algumas escolhas terão que deixar  de lado, como em qualquer outra profissão e vai ter momentos que não vai conseguir dar conta 100% das crianças. 

Os  pequeninos sempre estão espertos e curiosos para aprontar uma travessura. Fernanda conta que um dia presenciou uma  cena muito engraçada com a sua filha. A história se deu em um dia em que ela estava focada em entregar um bolo de 50 fatias decorado. Quando olhou para trás viu a Laura, sua filha, com  7 potinhos de pós para decoração da Fab! todos esparramados em seu corpo e no chão da cozinha. ?

Laura, filha da Fernanda Bande se divertindo com os pós fabulosos
Fonte: Instagram @bemquevaibemquevem

Desde pequenos, filhos se espelham nos pais e costumam seguir seus passos, nas atitudes e escolhas. E não foi diferente com a Yasmim, Filha da Lorena Gontijo, com apenas 7 anos de idade tem um talento incrível.

Yasmim, filha de Lorena Gontijo se espelhando na mãe e florescendo seu talento.
Fonte: Instagram @deliciasdalorenagontijo

A Fab! junto com a Vânia da proprietária da “Mundo açucarado” Fez  uma live especial de dias das mães ensinando a fazer um Mini bolo decorado espatulado com chantininho para você fazer e vender. Confira no vídeo abaixo:

Mães confeiteiras para se inspirar!
Fernanda Bande: @bemquevaibemquevem
Lorena Gontijo: @deliciasdalorenagontijo

Gostou? Compartilhe!

Set your categories menu in Header builder -> Mobile -> Mobile menu element -> Show/Hide -> Choose menu
Shopping cart
Start typing to see posts you are looking for.
Open chat
Olá! 👋
Precisa de ajuda?